Itália fica fora da Copa do Mundo de 2018


Buffon perdeu a chance de ser o jogador a disputar seis mundiais. Foto Valerio Pennicino

Quatro vezes campeã mundial, a Itália está fora da Copa do Mundo depois de 60 anos. Nesta segunda-feira,13, em Milão, a Azzurra não passou de um empate sem gols com a Suécia e perdeu a última chance de carimbar o passaporte para a Rússia. A vitória em Estocolmo, por 1 a 0, na semana passada, garantiu os suecos no Mundial em 2018.

Dominante nos anos 1930, quando venceu duas edições do Mundial (1934 e 1938), a seleção italiana só ficou fora da Copa duas vezes: em 1930, no Uruguai, por desistência, e 1958, curiosamente na Suécia, algoz desta segunda-feira. Em 2018, a Azzurra será a única campeã ausente na Rússia – Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai estão classificados.

O Mundial de 2018 conta agora com 29 seleções classificadas. Além da Suécia, estão confirmados Egito, Nigéria, Senegal, Marrocos, Tunísia, Rússia (país-sede), Brasil, Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Polônia, Portugal, Sérvia, Espanha, Argentina, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Panamá, México, Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Croácia e Suíça, estas duas últimas também garantidas na repescagem europeia. (Do R7)